quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Cerimónia de Abertura da Província da Estremadura - Ano Escutista 2007/2008

Caros Chefes e Caminheiros do Clã de Santiago de Compostela:


Aqui ficam algumas informações sobre a abertura do ano escutista da Província da Estremadura…

- 7 de Outubro 2007 (Domingo);

- Local: Sé Patriarcal de Lisboa;

- Ponto de encontro: Sé Patriarcal de Lisboa, às 10:20;

- Custo: cada unidade orienta-se nesse sentido;

- O programa será muito simples: Eucaristia; Almoço partilhado; Jogo para o ramo amarelo e jogo para o ramo verde.



Os pais serão convidados a participar na santa missa e a levar um pequeno lanche para partilhar!

Na próxima semana vamos enviar para todos os chefes de unidade, a autorização e o convite para os pais de todos os elementos assim como um pequeno mapa a explicar o sítio onde será a actividade!


Relativamente ao coro para a Santa Missa:

Haverá um ensaio no dia 4 de Outubro às 21h00 em Tercena! Gostávamos que houvesse alguém dos outros grupos, também, a participar no ensaio!

Quem tiver pautas de cânticos escutistas agradecemos que nos disponibilizem o mais rapidamente possível! Gostávamos de cantar alguns cânticos escutistas mas sem pauta e sem alguém que nos ensine, é difícil!

Pedíamos a todos os elementos que toquem qualquer tipo de instrumento que colaborarem e que levem o mesmo no dia do ensaio!



Alguma dúvida, contactem-me:

Bruno Antunes, RS
Chefe do Grupo de Santo António de Tercena
967118243 - brunofilipeantunes@gmail.com

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Calendário Nacional 2007/2008

Bom dia caros irmãos de Caminho,
Regressados então da actividade LAPA 2007, deixo-vos aqui as actividades nacionais de interesse aos elementos do nosso Clã:
- 5, 6 e 7 de Outubro de 2007 - Encontro Nacional de Chefes de Grupo (Fim-de-Semana de Formação);
- 5, 6 e 7 de Outubro de 2007 - Campo Nacional de Tribos;
- 11 de Outubro de 2007 - Conselho da Selva (para todos os Akelas e Velhos Lobos da Estremadura);
- 1 a 4 de Novembro - VEZELAY 2007;
- 4 de Janeiro de 2008 - Conselho da Selva (para todos os Akelas e Velhos Lobos da Estremadura);
- 22, 23 e 24 de Fevereiro de 2008 - Jornadas de Chefes;
- 24 de Fevereiro de 2008 - Assembleia Geral da AGEEP;
- 8 e 9 de Março de 2008 - Caminhada para Caminheiros (Espanha);
- 29 de Março de 2008 - Conselho da Selva Nacional (para todos os Akelas e Velhos Lobos da AGEEP);
- 17 a 20 de Abril de 2008 - Peregrinação a Fátima para o Ramo Vermelho da AGEEP;
- 25 de Julho a 2 de Agosto de 2008 - Campo Nacional de Tribos;
- 4 a 9 de Agosto de 2008 - CEP para 1º e 2º Grau de Ramo Amarelo;
- 12, 13 e 14 de Setembro de 2008 - LAPA 2008 (para toda a Associação: Lobitos, Lobitas, Escuteiros, Guias, Caminheiros, Guias-Mais-Velhas, Assistentes, Chefes e Comissários).
E não se esqueçam... AO SERVIÇO!
Bom ano escutista 2007/2008 a todos!
Abraço em Cristo
Vítor Almeida, RP
Caminheiro-Piloto do Clã de Santiago de Compostela

terça-feira, 4 de setembro de 2007

LAPA 2007... Aqui vamos nós...

Pois é caros irmãos de Caminho...

A actividade LAPA 2007 está quase aí à porta! Mais um ano escutista se inicia, e mais uma vez nos dirigimos para a aldeia da Lapa, no concelho de Moimenta da Beira, onde em 1999 consagrámos a nossa Associação a Nossa Senhora da Lapa.

Mais uma vez, todos os Caminheiros da AGEEP se deslocam a este santuário mariano, para assim darem o pontapé de partida para mais um ano escutista, cheio de intensas actividades com os nossos Lobitos, Escuteiros e Pilotos.

Este ano contaremos pela primeira vez com a participação de Caminheiros de novos Grupos que estão se estão a iniciar, nomeadamente o Grupo das Caldas da Rainha (Estremadura) e o Grupo de Pendilhe (Beira Alta).

Este ano a actividade decorrerá no fim-de-semana de 15 e 16 de Setembro, sendo a nossa partida no dia 14 de Setembro (Sexta-Feira) à noite.

Mais um ano de Caminho, um ano que se espera bastante proveitoso, após o reforçar de ânimo e energia que foi o EUROMOOT 2007.

Portanto, Semper Parati, cá vamos nós, em peregrinação até ao Santuário de Nossa Senhora da Lapa.

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

O Papa Bento XVI e o Centenário do Escutismo

Bento XVI deu graças pelos cem anos da Fundação do Escutismo.

Bento XVI reconheceu os frutos que os escuteiros ofereceram ao mundo e à Igreja, ao se celebrarem os cem anos do início do Escutismo.

"Há um século, através do jogo, da acção, da aventura, do contacto com a natureza, da vida de equipa e do serviço aos outros, oferece-se uma formação integral a todos os que se unem ao Escutismo", recorda o Papa na sua carta.

Com o tempo, surgiram associações de escuteiros com uma clara identidade católica, que se estenderam em numerosos países.

"Fecundado pelo Evangelho -- acrescenta --, o Escutismo não é só um lugar de autêntico crescimento humano, mas também o lugar de uma proposta cristã forte e de uma verdadeira maturação espiritual e moral, assim como de um autêntico caminho de santidade".

"O sentido de responsabilidade que desperta a pedagogia dos escuteiros leva a uma vida na caridade e ao desejo de pôr-se ao serviço do próximo, a exemplo de Cristo servidor, baseando-se na graça que Cristo oferece, em particular através dos sacramentos da Eucaristia e da Penitência".

O Papa alenta na carta a "fraternidade dos escuteiros", que "faz parte de seu ideal inicial e que constitui, em particular para as jovens gerações, um testemunho do que é o Corpo de Cristo, no qual, segundo a imagem de São Paulo, todos estão chamados a cumprir uma missão desde o lugar que lhes corresponde, a alegrar-se com o progresso dos outros e a apoiar seus irmãos nas provas".

"Agradeço ao Senhor por todos os frutos que, através deste século, o Escutismo ofereceu", confessa, alentando os escuteiros católicos a continuar seu caminho, propondo aos jovens de hoje uma pedagogia que forme neles uma personalidade forte, fundada em Cristo e desejosa de viver os altos ideais de fé e de solidariedade humana.

Conclui o Papa com um conselho tomado de Baden-Powel: "Sede sempre fiéis a vossa promessa como escuteiros, ainda quando tenhais deixado de ser jovens, e que Deus vos ajude a fazê-lo assim!".

E o Papa acrescenta: "Quando o homem se esforça por ser fiel às suas promessas, o próprio Senhor fortalece seus passos".

domingo, 2 de setembro de 2007

Um olhar sobre o EUROMOOT 2007

O EUROMOOT 2007 foi de facto uma actividade marcante para todos aqueles que a viveram, desde o mais fresco dos Pilotos ao mais experiente dos RS...

Uma actividade de Caminho que proporcionou momentos únicos e ganhos de experiência sem igual, desde as nossas tarefas em Levoça (Eslováquia) até à Missa de Encerramento em Czestochowa (Polónia). A vivência e irmandade existente entre povos tão distintos linguisticamente e culturalmente é de facto algo que marca um Caminheiro da Europa durante a sua vida.

Partimos de Portugal, muitos de nós iniciados à pouco tempo no Caminho, e com pouca ou nenhuma experiência de actividades internacionais, mas partimos, rumo à aventura, com força e coragem para ultrapassar qualquer obstáculo que aparecesse, sempre com o coração em Nossa Senhora e no seu filho, Nosso Senhor Jesus Cristo.

Partimos no dia 5 de Agosto de 2007 de Levoça com destino a Czestochowa, ao Santuário de Jasna Góra.

Pelo caminho deparámo-nos com paisagens lindíssimas, as mais belas criações de Deus. O cansaço e o esforço físico eram nossos irmãos de caminho constantes, tal como a força da oração.

Desde carreiros estreitos a estradas de alcatrão que pareciam não ter fim, a nossa aventura nos Montes Tártaros foi algo de único e inesquecível.

Deixo-vos então alguns dados sobre o percurso que realizámos:

5 de Agosto - partida de Uzovský Salgov (altitude: 350 m) e chegada a Sabinov (altitude: 310 m) - 3 Km de caminho;

6 de Agosto - partida de Sabinov (altitude: 310 m), subida até aos 840 m de altitude e chegada a L'utina (altitude: 405 m) - 19 Km de caminho;

7 de Agosto - partida de L'utina (altitude: 405 m), subida até aos 972 m de altitude e chegada a Kamenica (altitude: 500 m) - 16 Km de caminho;

8 de Agosto - partida de Kamenica (altitude: 500 m), subida até aos 1157 m de altitude e chegada a Circ (altitude: 505 m) - 18 Km de caminho;

9 de Agosto - partida de Circ (altitude: 505 m) e chegada à fronteira com a Polónia - 6 Km de caminho.


Abraço em Cristo

Vítor Almeida, RP
Caminheiro-Piloto do Clã de Santiago de Compostela