quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Mensagem de Ano Novo do Chefe de Clã

Caros irmãos,

Espero que tenham passado a quadra Natalícia com saúde e muito amor. Para o ano que se aproxima, espero que alcancem os objectivos escutistas, profissionais e familiares que traçaram ao longo de 2008.

O ano de 2009 é para todos nós um ano de excelência pois cumpriremos o 30º aniversário do Escutismo Europeu em Portugal. Gurdemos pois um "lugarzinho" nos pedidos que normalmente formulamos ao novo ano que se aproxima.

Um grande ano de 2009 para todos vós, familiares e amigos, são os votos deste vosso irmão e sua familia.


O Chefe do Clã de Santiago de Compostela
Manuel Filipe Duarte
RS

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

O Ano Paulino: Paulo e o Natal

1 – Agora que se aproxima a festa do Natal com o seu cortejo de luzes e de músicas, de prendas e cumprimentos, de risos de meninos e encantos de avós, trago para aqui um apontamento sobre o mistério do Natal de Jesus nas cartas e no pensamento de S. Paulo.
Anda-nos na memória e no coração o Natal do Evangelho de S. Mateus e de S. Lucas, ilustrado pelo presépio de S. Francisco de Assis, e enriquecido com as iguarias e o ambiente das famílias portuguesas. É um Natal poético e quente, bem descrito por Ramalho Ortigão. S. Paulo nunca conheceu esse Natal. No seu tempo ainda não se celebrava essa festa, nem estavam escritos os Evangelhos ou outras páginas do Novo Testamento. O texto mais antigo viria a ser a 1ª carta de Paulo aos Tessalonicenses, e nem aí nem em nenhum outro texto Paulo fala de Jesus Menino.
Paulo converteu-se quando já era homem adulto, devido a uma intervenção de Jesus Ressuscitado. Algum tempo depois, foi a Jerusalém para conhecer pessoalmente Pedro e talvez para ouvir da boca dele algo sobre a vida terrena de Jesus. O tema da pregação de Paulo será sempre o acontecimento da Páscoa, o facto que deslumbrou o coração de Paulo e iluminou todas as fases da sua vida, incluindo o martírio, e é também a partir do mistério pascal de Jesus que Paulo fala do mistério da Encarnação.

2 – Paulo fala da Encarnação na carta aos Filipenses (2,6-11) e na Carta aos Gálatas (4,4), apresentando a vinda do Filho de Deus ao mundo como o primeiro «despojamento» da sua glória, sendo o segundo e o maior a morte na cruz e a sepultura. Da Mãe de Jesus nem sequer refere o nome, mas diz somente que o Filho de Deus se humilhou «nascendo de uma mulher e sujeito à lei» de Moisés (Gál. 4,4).
Há um terceiro texto paulino, a carta a Tito (11,13), onde afirma que em Jesus se «manifestou a bondade e a misericórdia de Deus para connosco», texto que a Igreja utiliza no dia de Natal. Já na carta aos Romanos (1,3) e na 2ª a Timóteo (2,8), refere que Jesus é da descendência do rei David, uma afirmação do messianismo de Jesus.
Em Dezembro, os cristãos armam por toda a parte o presépio, mas o acto central da celebração do Natal é a Eucaristia, o mistério pascal, integrando nele o Nascimento.
Os dois aspectos do Natal (o «despojamento» e a sua «bondade») são as duas faces de uma só moeda, e uma arrasta a outra: a bondade é a face mais visível no Menino, a mais sensível, e até as crianças a entendem depressa; a face do despojamento é mais reflectida, supõe alguma percepção da santidade de Deus, e só os adultos a percebem. Na cruz será o contrário: é mais visível a «humilhação», por baixo da qual está a oferta pessoal da vida e o fogo de um amor infinito. Paulo resume tudo na 2ª carta aos Coríntios (8,9): «Jesus fez-se pobre por nosso amor». No presépio e na cruz.

3 – Neste ano de 2008, que é um ano de «abaixamento» social, os adultos devem reflectir na face paulina do Natal. Numa cultura orgulhosa de si própria, como a de hoje, quase achamos normal que Deus se faça o homem. Nos primeiros séculos era o avesso: a hipotética descida de Deus à vida corporal era sentida, tanto na cultura grega (algo displicente em relação ao corpo) como na cultura semita (zelosa da transcendência absoluta do Deus do Sinai), um verdadeiro escândalo.
É este sentimento de «espanto» e «gratidão» diante do facto real de Deus encarnado que Paulo revela nas suas cartas. Deus não é mais o Deus distante e longínquo do Sinai, cujo nome nem sequer se podia pronunciar, mas é o Deus próximo, o «Emmanuel», inconcebível conjugação de «bondade e abaixamento». Paulo propõe aos cristãos esse estilo de vida pascal.
Comecemos pelo percurso real de um bebé e olhemos com olhos de ver. Ele é a expressão da «dependência» total: nove meses de escuridão no seio materno, as fraldas, a higiene diária repetida, a chupeta, a alimentação, os cuidados médicos, o frio, o gatinhar, o soletrar e a aprendizagem gradual das palavras. Só o amor é capaz de segurar a sua carência radical.
Deus sujeito a isto! Só um amor infinito sustém este abaixamento.
Olhemos também o dinamismo do amor conjugal. Apesar do encanto mútuo do homem e da mulher, o seu amor tem de descer dos sonhos de luar aos cacos e aos trapos, às panelas e às contas diárias, às esquinas dos feitios e às surpresas de cada hora. Só a conjugação da humildade e da bondade sustentarão o casal e o sonho de gerar e criar filhos.
Também os outros estados de vida, incluindo clérigos e religiosas, fazem bem em olhar a sua vida sob o ângulo do Natal paulino: viver em comunidade eclesial, viver dignamente na sociedade civil, viver atento às dificuldades dos outros, viver o realismo da fé católica dentro do espaço e do tempo, exige «despojamento», faz doer, e dói tanto mais quanto maior for a sensibilidade da pessoa e a autenticidade da fé.

4 – De harmonia com a sugestão do Papa, interroguemo-nos em silêncio sobre o modo de pôr em prática a mística paulina do Natal.
Sossega-nos a hipótese de celebrar o Natal em espaços aprazíveis sem olhar para os vizinhos envoltos em problemas? Conhecemos os problemas e carências da nossa freguesia? Em nossa casa «sabe-se viver na abundância e na modéstia?»
Seduz-nos o misticismo da religião sem igreja, do catolicismo sem sacramentos nem missa dominical? Nas decisões éticas, basta-nos o simplismo de reduzir a ética ao disposto na lei civil para não enfrentar os olhos vivos da consciência profunda? Tranquiliza-nos a mística de decidir o voto político unicamente por obediência partidária?
Como vai a aceitação do peso do trabalho do dia e em equipa, as exigências da actualização científica de licenciado e de professor, a vigilância da saúde e da doença, da alimentação e do descanso nocturno, o cuidado das relações no interior da família, na Igreja e em sociedade, a vida profissional de gestor ou operário, de professor ou estudante, de governante ou simples cidadão?
Perante a aspereza da vida real, compreende-se a tentação dos «hippis» de fugir para os montes com uma viola às costas ou a dos jovens que se escondem na escuridão da noite e da droga ou o «mundo virtual» da internet onde tudo é fácil e dispensa o estudo e a reflexão pessoal, e até a falsa libertação pela porta errada da eutanásia e do suicídio.
O Natal ajuda a «descer», a viver «encarnado» no tempo e no espaço reais. Isso requer alguma paixão, mas é assim que a vida é verdadeira.


D. Joaquim Gonçalves, Bispo de Vila Real, in “A Voz de Trás-os-Montes”

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Mensagem de Natal do Chefe de Clã

Caros irmãos,

Espero que passem este Natal com todos os de quem mais gostam, com saúde e em harmonia, tendo sempre na lembrança o que esta data significa para nós Cristãos. Não nos esqueçamos que esta quadra é de amor e fraternidade e deve ser vivida longe do consumismo desenfreado que nos entra pelas nossas “chaminés” a dentro, não queiramos o Pai Natal em detrimento do Presépio. São Francisco de Assis, segundo alguns historiadores, foi o “inventor” do presépio na sua forma mais pura. O Menino, S. José e Maria, já ele tinha em figuras muito rudimentares, mas faltava algo. Então lembrou-se de acrescentar o jumento e o boi, seus irmãos como gostava de dizer, e estas tão rudes figuras representavam o Povo de Deus. Sejamos pois os “jumentos” e os” bois” que tanta falta fazem nesta quadra e esqueçamos um pouco o supérfluo, o que muitas vezes recebemos e que acaba no fundo de uma qualquer gaveta, esquecido, e vamos dar valor ao verdadeiro Espírito Natalício, à comunhão familiar, à Missa do Galo, à “tradicional” troca de lembranças, à Missa de Natal para que possamos chegar a um novo ano cheios do Espírito Santo. Que esta quadra sirva para fazermos um balanço entre o que melhor e pior nos aconteceu e logo saberemos o que podemos melhorar, tendo consciência que muitas coisas não terão resolução.


A todos um Santo e Feliz Natal, são os votos deste vosso irmão e sua família.

Manuel Filipe Duarte, RS
Chefe do Clã de Santiago de Compostela

domingo, 14 de dezembro de 2008

3 novos Pilotos no Clã...

3 novos Pilotos no nosso Clã...

3 novos irmãos de Caminho que vieram enriquecer-nos e encher-nos de alegria por quererem viver e partilhar deste belo ideal connosco...

Na noite de 7 de Dezembro de 2008 acolhemos o Ricardo Raimundo, o Bruno Santos e o Martinho Cambinda na nossa família, o nosso Clã de Santiago de Compostela.

Acolher novos Pilotos é sempre uma altura de grande alegria para todos nós, e ao mesmo tempo um novo despertar para as responsabilidades que temos enquanto Caminheiros mais velhos e experientes.

Desta vez, escolhemos o Santuário de Nossa Senhora da Piedade da Serra (Sabugo) como local de encontro para mais uma noite de testemunhos intensos e cheios de paixão, local este que acolheu o encontro de preparação do nosso Movimento para as Jornadas Mundiais da Juventude em Roma, no ano 2000, e o local onde o nosso actual Comissário Geral e irmão António Almeida realizou a sua Partida de Caminheiro.

Que Deus nosso Pai nos ilumine e fortaleça, para que todos juntos saibamos levar a nossa fé e o espírito do Escutismo Europeu a cada vez mais jovens.


Abraço em Cristo

Vítor Almeida, RS
Caminheiro-Escuteiro do Clã de Santiago de Compostela





sábado, 6 de dezembro de 2008

Admissões ao Clã - 7 de Dezembro de 2008

Caros Caminheiros e Chefes das Equipas Piloto,

No próximo dia 7 de Dezembro (Domingo), vamos acolher 3 novos Pilotos no nosso Clã: o Ricardo Raimundo e o Bruno Santos (Caneças), e o Martinho Cambinda (Massamá).

São 3 escuteiros das Tribos de Caneças e Massamá, que irão fazer parte desta nossa comunidade de homens.

Este acolhimento irá ser realizado da seguinte forma:

- Local: Santuário de Nossa Senhora da Piedade (Sabugo);
- Hora de chegada: 20:00;
- Cada Equipa Piloto (Massamá, Tercena e Caneças), deverá organizar-se e deslocar-se em peregrinação a pé, até ao Santuário, de modo a que estejam lá todos às 20:00;
- Os RS e RP já devem estar no Santuário antes das Equipas Piloto chegarem, e terem transporte previsto para levarem os Pilotos na manhã de 2.ª Feira para as respectivas paróquias;
- À chegada ao Santuário, cada Equipa Piloto tratará do seu jantar e do seu abrigo para passar a noite (tenda, abrigo, etc...), bem como os RS e RP que devem providenciar também o seu jantar e abrigo para a noite.
- Após o jantar, às 21:30, daremos então início à Cerimónia de Acolhimento ao Clã.
- Pernoitaremos perto do Santuário, e na 2.ª Feira (dia 8) de manhã, regressaremos às nossas paróquias.


Qualquer dúvida ou informação adicional que necessitem, contactem...


Com Cristo e Maria no coração

O Chefe do Clã de Santiago de Compostela
Filipe Duarte
RS



sexta-feira, 14 de novembro de 2008

VÉZELAY 2008 - FOTO-REPORTAGEM

A peregrinação a Vézelay é sempre algo marcante, por mais anos que se participe nesta actividade.

Este ano tive o prazer de a partilhar com 3 Pilotos, que viveram pela 1.ª vez esta experiência fantástica, e onde puderam observar concretamente a forma de ser e estar de Clãs em actividade, o seu espírito e personalidades próprias.

Ficam então aqui algumas fotos de Vézelay 2008:











Vítor Almeida, RS
Caminheiro-Escuteiro do Clã de Santiago de Compostela

terça-feira, 14 de outubro de 2008

VEZELAY 2008 - INSCREVAM-SE

Caros irmãos de Caminho, aqui estão as informações sobre a peregrinação deste ano a Vézelay:

- Partida no dia 29 de Outubro (Quarta-Feira) pela manhã, e chegada no dia 3 de Dezembro (Segunda-Feira) ao final do dia;
- Custo da actividade: 200,00 €;
- Refeições frias para o dia 29 de Outubro;
- Bispo que presidirá à peregrinação: Monsenhor Hervé Gaschignard, bispo auxiliar de Toulouse;
- Tema da peregrinação: "PARA MIM, VIVER É CRISTO" - São Paulo;
- Troço: Sant Louis - Aquitaine, Haut Languedoc, Languedoc Roussillon, Lyonnaise Dauphiné Savoie, Provence, Espanha, Portugal e Suíça.

A todos os interessados, contactem-me o mais rapidamente possível: 938118717 / 915490521 / djviktora@gmail.com / djviktora@hotmail.com


Abraço em Cristo

Vítor Almeida, RS
Caminheiro-Escuteiro do Clã de Santiago de Compostela

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

SITE DA AGEEP ONLINE

Após tempos infidáveis de negociações, cimeiras, congressos, reuniões e outros variados tipos de encontros... está finalmente online o novo site da AGEEP, aliado às comemorações do 30.º Aniversário de Escutismo Europeu em Portugal, que se irão desenrolar ao longo deste ano escutista.


WWW.ESCUTEIROSDAEUROPA.ORG

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Mensagem para o ano escutista 2008/2009

Caros irmãos de Caminho,

Mais um ano se inicia. Mais um ano de trabalho, aventura e de Caminho em direcção a Cristo. Este ano que agora começa, está revestido de novos desafios às capacidades Escutistas de todas as unidades e de um grande desafio para toda a Associação com a realização do Campo Nacional de Verão, que encerra as comemorações do 30° aniversário do Escutismo Europeu em Portugal e que tem como suporte “O Caminho, a Verdade e a Vida”, e que vem no seguimento do tema proposto pela Equipa Nacional para este ano e que é “Eu creio e sou feliz”.

Trinta anos de muito trabalho por parte de todos os que já passaram pela nossa Associação e pelos que sempre acreditaram e continuam a trabalhar incessantemente, por um Escutismo Católico, Europeu e que acima de tudo salvaguardam uma cultura de valores Cristãos que tanta falta fazem a esta sociedade em que vivemos.

Peço a todos, Lobitos ou Lobitas, Escuteiros ou Guias, Caminheiros ou Guias-Mais-Velhas, um esforço suplementar para que este ano fique para sempre gravado na memória de cada um, mas acima de tudo, findo este ano, possamos dizer que “demos do nosso melhor”, e que nos possamos orgulhar da Cruz que trazemos ao peito.

Creiam e sejam felizes.


Com Cristo e Maria no coração,

O Chefe do Clã de Santiago de Compostela
Manuel Filipe Duarte
RS

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

LAPA 2008

Caros Caminheiros e Chefes,

Aproxima-se mais uma actividade, a LAPA 2008, que este ano será para todos os elementos do nosso movimento.

Mais um ano escutista se irá iniciar, e novamente iremos até ao Santuário da Senhora da Lapa, Padroeira da nossa Associação, para aí consagrarmos mais um ano intenso de verdadeiro espírito escutista e fé em Deus.


Deixo-vos então algumas informações importantes, para que as transmitam também aos vossos elementos:
- Ponto de encontro para o Grupo de São Pedro de Caneças será na igreja de Caneças, no dia 13 de Setembro (Sábado) às 04:30;
- Ponto de encontro para os Grupos de São Bento de Massamá e Santo António de Tercena será na igreja de Massamá, no dia 13 de Setembro (Sábado) às 04:30;
- A actividade terá o custo de 25,00 € por participante, e o pagamento da mesma deve ser feito ao Chefe directo antes da entrada no autocarro;
- Todos os participantes deverão levar pequeno-almoço para a viagem, e almoço frio para o dia de Sábado;
- Toda a restante intendência será fornecida no local da actividade pela Equipa Nacional;
- A intendência fornecida são os ingredientes por cozinhar. Cada Unidade/Patrulha terá de cozinhar as restantes refeições. Não esquecer fogões, tachos, panelas, frigideiras, etc...;
- Cada Unidade/Patrulha deve levar o material necessário: tendas, tachos, panelas, fogões, etc... Não será fornecido nenhum material de campo pela Equipa Nacional;
- Todos os Caminheiros devem levar a sua tenda individual, ou então combinarem a grupos de 2 pessoas as suas dormidas;
- À chegada à Lapa, todos os Chefes de Unidade e de Grupo devem dirigir-se ao Kraal para fazer o registo de inscrição dos seus elementos;
- Antes da entrada nos autocarros, além de recolherem o pagamento da actividade, recolher também os papéis das autorizações dos Encarregados de Educação;
- Relembro que todos os participantes (Ramos Amarelo, Verde e Vermelho), devem entregar o papel da autorização ao seu Chefe directo, para efeitos de registo de inscrição e participação na actividade;
- Qualquer aparelho do tipo telemóvel, leitor de MP3, iPod, iPhone, PDA, PSP, Nintendo DS, etc..., são proibidos desde o momento que entram no autocarro, até à chegada dos autocarros em Caneças e Massamá;
- Não esquecer as respectivas Bandeirolas de Patrulha, Mastros de Alcateia e os Baussantos dos Grupos e do Clã;
- Para os Caminheiros, não esquecer que o uniforme é de calções;
- Não esquecer pullovers e ponchos (para o frio e possibilidade de chuva);
- Não esquecer de levar nas mochilas meias brancas, para as Cerimónias que irão ocorrer;
- Comissários (Nacional ou Província), não esquecer o respectivo lenço azul;
- Chefes de Grupo, Chefes de Unidade e Assistentes de Unidade ou Grupo, não esquecer os respectivos lenços dos vossos Grupos;
- Chefes de Clã e Caminheiros sem funções numa Unidade ou Grupo, não esquecer o respectivo lenço castanho ou vermelho;
- Chefes investidos, não esquecer o respectivo cordão branco;
- Não esquecer Bíblias, Liturgias das Horas e Cancioneiros;
- Quem tiver violas, são todas bem-vindas.
Abraço em Cristo
Vítor Almeida, RS
Caminheiro-Escuteiro do Clã de Santiago de Compostela

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Longa Pista do Diogo Ferreira

Caríssimos irmãos de Caminho,
A Longa Pista é um marco importante na vida de qualquer um de nós, Caminheiros da Europa, e quem já fez a sua, guarda com fervor todas as lembranças dos quilómetros percorridos.
Para aqueles que a estão a preparar, ou a pensar nisso, confiem na experiência dos mais velhos, do vosso Padrinho, do vosso Conselheiro Religioso, mas mais importante, confiem nos talentos que Nosso Senhor Jesus Cristo vos deu, e trabalhem-nos.
Dirijo-me então a vós, para vos comunicar que mais um Piloto, o Diogo Ferreira, do Grupo de São Pedro de Caneças, irá pôr-se a caminho, realizar a sua Longa Pista.
O início da Longa Pista terá lugar na igreja de Caneças, no dia 2 de Agosto (Sábado), às 05:00, e terminará no Convento de Mafra no dia 3 de Agosto (Domingo), às 12:00.
Visto todos termos presente a importância desta etapa na sua vida, peço a comparência de todos os Pilotos, Caminheiros-Pilotos e Caminheiros-Escuteiros.
Abraço em Cristo
O Chefe do Clã de Santiago de Compostela
Filipe Duarte
RS

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Tu tens 17 anos...

És Piloto, deixas a Tribo com a 1.ª Classe, com especialidades ou insígnias de serviço, ou então, chegas directamente...
Se na Tribo, o elemento pedagógico de base é a Patrulha, na qual, poderás ter sido CP, no Caminho, desde a tua entrada, vais dar-te conta que a Equipa não é uma Patrulha. Nada de Postos de Acção, nada de programas de actividades dados pelo Chefe de Patrulha, nada de CP...
Os Pilotos estão reunidos numa Equipa. Eles querem encarregar-se da sua vida pessoal participando na vida da Equipa. És TU que te vais formar! Os outros Pilotos, o teu Assistente de Clã, o teu Chefe de Clã, o teu Conselheiro Religioso, estarão lá... mas para te ajudar a formar-te a ti mesmo, a tomar-te em mãos.
As direcções dos teus esforços serão as seguintes:
- A busca da unidade de vida - ouvindo a palavra de Deus;
- O desenvolvimento cultural, o domínio das técnicas (especialmente da vida na Natureza), e a organização do teu tempo.
Vem, primeiro Caminheiro-Piloto (R.P.) e mais tarde Caminheiro-Escuteiro (R.S.), tu caminharás só um caminho, o teu caminho, e descoberto enquanto caminhas atrás Daquele que disse: "Eu sou o Caminho".
in "Livro do Piloto" - AGEEP

terça-feira, 27 de maio de 2008

Uniforme

Dentro da AGEEP, usamos um vestuário, igual para todos, que está descrito no Cerimonial do nosso Movimento. É esta homogeneidade do vestuário que nos permite falar de uniforme. O uso de um uniforme não é exclusividade das Guias e Escuteiros da Europa, numerosas associações ou organizações usam uniforme. Outros movimentos escutistas estão ligados a esta prática (note-se o carácter universal do uniforme escutista).
O recurso ao uso de uniforme não é casual, mas sim resultado de um certo número de considerações pedagógicas:
• Reconhecer-se e fazer-se reconhecer como membro de uma comunidade, da qual nos orgulhamos e que partilha um mesmo ideal: a comunidade escutista e mais especificamente a das Guias e Escuteiros da Europa (o efeito de grupo e o espírito de equipa que fazem parte da natureza humana e que são um dos traços do Escutismo);
• Identificar-se pelo código oficial das insígnias: região - grupo ou localidade - função - competência;
• Esbater as diferenças sociais (o Escutismo é na sua essência um Movimento de educação popular);
• Estar adaptado à prática do jogo escutista (sólido - cómodo - discreto).
Estas considerações têm como consequência:
• Que o uniforme, sendo propriedade de todos, deve ser respeitado por cada um. Se alguém o modificar (retirando ou acrescentando algo) para afirmar uma particularidade ou a sua individualidade está a trair a comunidade. Nas instituições públicas, civis ou militares, tal acto é proibido e pode ser motivo de sanções. Nós não temos a mesma vocação que elas nem um arsenal diversificado de sanções. A nossa única arma contra esta falta é a censura fraternal e a confiança na lealdade de cada um, numa disciplina aceite livremente;
• Que as Guias e Escuteiros da Europa não podem usar o seu uniforme a não ser em actividades organizadas pelo Movimento. Esta regra simples, de bom senso, não pode escandalizar ninguém, excepto os que utilizariam o seu uniforme para fins pessoais (fins que poderiam ser honrosos mas que não são necessariamente os do Movimento). Tal atitude pode levar à associação do Movimento a actividades nas quais ele não deseja participar. Trair esta ordem é símbolo de deslealdade e falta de confiança. A hierarquia será culpada se não zelar pelo seu respeito;
• Que se o princípio do uniforme deve ser respeitado seriamente, não se deve contudo fazer uma ideia definitivamente estabelecida (imaginem o ridículo em que cairíamos com tal atitude, se corrêssemos os bosques com as nossas perucas empoadas, se houvesse escuteiros no tempo do Marquês de Pombal). Neste aspecto já houve evoluções. Novas alterações não poderão ocorrer senão por motivos pedagógicos e respeitando os estatutos da Associação Portuguesa e os da nossa União Internacional, e não sobre pressão mediática ou para ceder aos caprichos da moda.
in "Livro Branco das Guias e Escuteiros da Europa" - AGEEP © 2004

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Benção de Finalistas 2008

Caros irmãos de Caminho,

Este Sábado, dia 17 de Maio, decorrerá a Celebração da Benção de Finalistas, na Cidade Universitária em Lisboa, presidida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo.

Tal como tem acontecido em anos anteriores, elementos da nossa Associação sempre estiveram presentes e empenhados neste evento, disponíveis para qualquer tipo de tarefa que a organização tivesse para nós.

Venho então por este meio pedir o máximo de presenças possível de Caminheiros neste dia, para que mais uma vez possamos responder positivamente a este convite que nos fazem.

Peço também a todos os Chefes de Tribo que falem com os seus elementos, para que estes também estejam presentes.

Deixo-vos então as informações necessárias:

Grupo de São Pedro de Caneças
- Encontro às 07:00 no adro da igreja de Caneças;
- Dinheiro para transportes (ida e volta) - Autocarro de Caneças até ao Sr. Roubado, depois Metro até à Cidade Universitária.
- Almoço frio;
- Uniforme completo.

Grupos de São Bento de Massamá e Santo António de Tercena
- Encontro às 07:40 na estação de Massamá-Barcarena;
- Dinheiro para transportes (ida e volta) - 6,00 €;
- Almoço frio;
- Uniforme completo.


Abraço em Cristo

Vítor Almeida, RS
Caminheiro-Escuteiro do Clã de Santiago de Compostela

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Conselho da Selva - 21 de Maio

Caros Akelas e Velhos Lobos,
Teremos um Conselho da Selva, no dia 21 de Maio (Quarta-Feira), às 21:30, na Sede de Província.
Os assuntos a falar são:
- Campo de Verão 2008 - levem os vossos Cadernos de Campo deste ano;
- Lapa 2008.
Qualquer dúvida, contactem...
Do nosso melhor!
Vítor Almeida, RS
Comissário Nacional Lobitista

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Equipa Nacional da AGEEP - Triénio 2008-2011

Caros irmãos de Caminho,
Alguns meses após a última Assembleia Geral, já se encontra nomeada a Equipa Nacional da AGEEP para o próximo triénio 2008-2011:
Comissário Geral - António Almeida
Comissária Geral Adjunta - Ana Patrícia Almeida
Comissário Nacional Lobitista - Vítor Almeida
Comissário Nacional Escutista - Nuno Helder Pancrácio
Comissária Nacional Guidista - Lília Sá
Comissário Nacional de Caminho - António Almeida
Comissária Nacional de Fogo - Joana Batalha
Abraço em Cristo
Vítor Almeida, RS
Caminheiro-Escuteiro do Clã de Santiago de Compostela

Comissariado da Província da Estremadura

Caros irmão de Caminho,

Após alguns meses desde a última Assembleia Geral, foi então nomeado um novo Comissário para a nossa Província e que assumirá também as funções de Chefe de Clã.

O nosso novo Comissário de Província e Chefe do Clã de Santiago de Compostela é então o Caminheiro-Escuteiro Manuel Filipe Duarte, que acumula estas funções à de Chefe dos Grupos de São Pedro e Nossa Senhora da Conceição de Caneças.

Que nas nossas orações não nos esqueçamos de pedir a Deus para iluminar e guiar este nosso irmão nestas suas novas responsabilidades na nossa Associação.

Abraço em Cristo

Vítor Almeida, RS
Caminheiro-Escuteiro do Clã de Santiago de Compostela

terça-feira, 6 de maio de 2008

Pais em Campo 2008

Caros irmãos de Caminho,

Como é do vosso conhecimento, este Sábado, dia 10 de Maio, decorrerá a actividade Pais em Campo, nas Doroteias do Linhó, aberta e dedicada a todos os pais e mães dos nossos elementos.

Este ano a actividade irá-nos levar numa viagem até à Idade Média, época de Reis, Rainhas, Cavaleiros e Bobos da Corte, que nos trarão uma tarde e início de noite muito animadas.


Contamos com a presença de todos...

Província da Estremadura

quarta-feira, 23 de abril de 2008

SANTIAGO 2008

Mais uma vez, lá fomos nós (de 15 a 18 de Março), um pequeno grupo de 4 Caminheiros do Grupo de São Pedro de Caneças em peregrinação até Santiago de Compostela.

Partimos de Pontevedra (Espanha) e percorremos 62 Km até Santiago de Compostela.

Por mais anos que façamos esta actividade, por mais vezes que percorramos o mesmo caminho, tem sempre algo de especial, algo de único, não só pelas experiências que vivemos com quem partilha o caminho connosco, como pelas próprias experiências interiores que temos, o desafio que é chegar lá, o vencer do cansaço, da chuva, do calor, as dores nos pés, etc., tudo isso nos permite crescer enquanto homens, enquanto cristãos e enquanto Caminheiros.

A partilha de um Caminho juntamente com outros irmãos Caminheiros permite-nos aprender como viver num contacto muito próximo da Natureza em comunhão de tarefas com os restantes membros, pois não estamos sozinhos, temos ritmos de marcha diferentes, resistências diferentes, empregos ou vidas estudantis diferentes, e temos que, durante aqueles dias, funcionar como uma mente única, procurando sempre o bem comum e não o bem individual.


Abraço em Cristo

Vítor Almeida, RS
Caminheiro-Escuteiro do Clã de Santiago de Compostela






segunda-feira, 21 de abril de 2008

VÉZELAY 2008

Boa tarde caros irmãos de Caminho,

Este ano, a grande peregrinação a Vézelay irá decorrer de 30 de Outubro a 2 de Novembro de 2008, o que significa que partiremos no dia 29 de Outubro e chegaremos no dia 3 de Novembro.

Com o aproximar da data serão dadas informações mais detalhadas.


Abraço em Cristo

Vítor Almeida, RS
Caminheiro-Escuteiro do Clã de Santiago de Compostela

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Jornadas Diocesanas da Juventude 2008

Caríssimos Caminheiros,

É só para lembrar que este ano as Jornadas Diocesanas da Juventude, da nossa diocese de Lisboa serão no Bombarral, onde terei muito gosto em vê-los a todos inseridos nas diversas actividades que estão a ser preparadas.

Aproveito para deixar um pouco o que será o programa desse dia (apesar de ainda faltar acertar alguns pormenores):

- 09h00 Acolhimento - Local: Praça do Município;
- 10h30 Abertura das Jornadas - Local: Anfiteatro da Câmara;
- 11h30 “Percursos do Espírito” - Local: os Workshops e o Peddy Paper serão pelas ruas da vila durante toda a manhã;
- 13h15 Almoço - Local: no Pavilhão Desportivo Municipal;
- 15h00 Diálogo dos Jovens com o Sr. Cardeal Patriarca de Lisboa - Local: no Pavilhão Desportivo Municipal;
- 17h00 Missa com a presença do Senhor Cardeal Patriarca - Local: no Pavilhão Desportivo Municipal.

Posteriormente posso mandar mais pormenores…


Um abraço em Cristo,

Padre Sérgio Bruno

terça-feira, 25 de março de 2008

CONSELHO DA SELVA - 29-03-2008

Caros Akelas e Velhos Lobos da Província da Estremadura
Aproxima-se rapidamente a data do nosso Conselho da Selva Nacional, e seguem aqui então uma série de informações úteis. Lamento ter demorado tanto tempo, mas como penso que seja do conhecimento de maior parte de vós, tenho estado fora de Portugal todos os fins-de-semana de Março em assuntos e actividades escutistas, e a semana da Páscoa é sempre altura de muita azáfama e trabalho na Paróquia a preparar as diversas celebrações.
- O ponto de encontro para a partida será na igreja de Caneças, no dia 29 de Março (Sábado) às 07:45;
- Quem tiver dificuldade de transporte para Caneças é favor avisarem-me para se combinar onde e a que horas vos ir buscar;
- Iremos num autocarro que vem da parte da Câmara Municipal de Odivelas;
- Todos aqueles que vão participar no Conselho da Selva têm de estar devidamente uniformizados;
- Só podem participar no Conselho da Selva elementos do Ramo Vermelho que exerçam cargos de Chefe ou Assistente numa Alcateia. Todo e qualquer elemento exterior a uma Alcateia só poderá estar presente com a minha autorização prévia;
- É necessário levar todo o material normal para um acantonamento, incluíndo o saco-cama. Não é necessário levar tendas;
- No Domingo, dia 30 de Março, participaremos todos na Missa das 12:00 no Santuário da Lapa;
- Terminaremos este fim-de-semana após o almoço de Domingo, e regressaremos de novo a Caneças, onde deveremos chegar por volta das 20:00;
- O custo será de 10,00 € por pessoa.
ORDEM DE TRABALHOS:
- Avaliação das Alcateias em relação ao 2.º Trimestre e respectiva situação actual;
- Avaliação das chefias e respectiva situação actual;
- Plano de actividades e objectivos para o 3.º Trimestre;
- Datas, locais e chefias previstas para o Campo de Verão
- MOWGLI;
- Outros assuntos.
Mais uma vez relembro a importância deste encontro, e peço-vos o máximo esforço para estarem presentes.
Do nosso melhor!
Vítor Almeida, RS
Comissário Nacional Lobitista

segunda-feira, 24 de março de 2008

ANDÚJAR 2008

Andújar 2008...

No fim-de-semana de 8 e 9 de Março lá partimos nós, um grupo de 4 Caminheiros do nosso Clã para nos juntarmos aos nossos irmãos espanhóis numa das suas actividades de Caminho mais importante do ano: ANDÚJAR.

A peregrinação até ao Santuário de Nossa Senhora da Cabeça de Andújar foi uma actividade intensa, apesar da sua curta duração, não só pela árdua subida até ao Santuário, mas principalmente pela importância de termos lá realizado a Partida de Caminheiro de Javier Castro (Comissário Nacional Escutista Espanhol) e a Promessa de Angel, um Caminheiro da região da Catalunha.

Foi uma experiência interessante e agradável para os 3 Pilotos que a partilharam comigo, e que espero que sirva de ânimo e alento para a preparação das suas Longas Pistas.

Para o ano, o convite fica já feito, esperando aumentar o número de partcipantes do nosso Clã.


Abraço em Cristo

Vítor Almeida, RS
Caminheiro-Escuteiro do Clã de Santiago de Compostela










quarta-feira, 12 de março de 2008

VIA SACRA

Caros irmãos de Caminho,

Na próxima Quarta-Feira, dia 19 de Março, teremos a Via Sacra da Província da Estremadura.

Este ano a Via Sacra será realizada no Seminário Redemptoris Mater, em Caneças, e o ponto de encontro é junto ao Seminário às 21:00, para que possamos iniciar a Via Sacra às 21:30.

Não se esqueçam de avisar os vossos elementos, bem como os seus pais, familiares e amigos.


Abraço em Cristo

Vítor Almeida, RS
Caminheiro-Escuteiro do Clã de Santiago de Compostela



terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

ASSEMBLEIA GERAL 2008 - ELEIÇÕES

Caros irmãos de Caminho,
Como é do vosso conhecimento, no passado Domingo, dia 24 de Fevereiro realizou-se a Assembleia Geral Ordinária da AGEEP, onde se realizaram as eleições dos orgãos directivos para os próximos três anos.
Os actuais orgãos são então os seguintes:
CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
Presidente - Maria Fernanda dos Santos
Vice-Presidente - António Almeida
Vice-Presidente - Ana Patrícia Almeida
Secretária Nacional - Dulce Santos
Tesoureiro Nacional - Saúl Silva
Vogal - Cátia Oliveira
CONSELHO FISCAL
Presidente - Hermínio Dias
1.º Secretário - Carlos Ricardo David
2.º Secretário - Vera Almeida
MESA DA ASSEMBLEIA
Presidente - Manuel Filipe Duarte
1.º Secretário - João Caracol
2.º Secretário - Joana Batalha
Abraço em Cristo
Vítor Almeida, RS
Caminheiro-Escuteiro do Clã de Santiago de Compostela

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Jornadas de Chefes 2008

Caros Caminheiros,
Como é do vosso conhecimento, no próximo fim-de-semana 23 e 24 de Fevereiro, iremos ter as nossas Jornadas de Chefes, que terminarão, como tem vindo a ser tradição, com a Assembleia Geral da AGEEP.
Este ano as Jornadas serão realizadas no Seminário Santa Joana Princesa, em Aveiro.
Visto não nos ter sido possível arranjar transporte para os elementos que vão, peço desde já aos Chefes de Grupo que comecem a organizar transportes para os seus elementos.
Mais informações serão publicadas logo que possível.
Abraço em Cristo
Vítor Almeida, RS
Caminheiro-Escuteiro do Clã de Santiago de Compostela

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Tempo de Quaresma

Mais uma vez somos convidados a nos encontrarmos com o nosso íntimo, a analisarmos a nossa alma e as nossa acções do dia a dia.
É a Quaresma!
Durante este tempo, Cristo pede-nos que nos juntemos a Ele durante o seu retiro pelo deserto para procurarmos verdadeiros encontros com o nosso Pai.
Saibamos dar a este tempo a atenção necessária para podermos vir a viver uma Páscoa verdadeira, e que venha a simbolizar esta "passagem" que Deus nos pede.
Abraço em Cristo
Vítor Almeida, RS
Caminheiro-Escuteiro do Clã de Santiago de Compostela


Jantar de despedida para o Vasco

Caros irmãos de Caminho,
Como penso que seja do conhecimento geral, o nosso irmão Vasco irá ausentar-se durante algum tempo para Angola devido a motivos profissionais.
No espírito de fraternidade que nos une a todos, vimos por este meio convidar-vos para um jantar partilhado este Sábado, dia 16 de Fevereiro, a partir das 19:00 na sede de Caneças, para que todos juntos possamos desejar-lhe a maior das sortes para esta sua nova aventura e etapa de vida.
Contamos com a vossa presença...
Abraço em Cristo
Vítor Almeida, RS
Caminheiro-Escuteiro do Clã de Santiago de Compostela

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Partida de Caminheiro do Vítor

Caros irmãos em Cristo,
Como vos comuniquei anteriormente, dia 9 de Fevereiro (Sábado), será a Partida de Caminheiro do Vítor.
A cerimónia será às 19:00, em Caneças, e volto a pedir a máxima comparência possível neste momento tão importante da sua vida.
Abraço em Cristo e Maria
Filipe Duarte, RS
Chefe do Grupo de São Pedro de Caneças

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Conselho da Selva - 04-01-2008

Para os Akelas e Velhos Lobos do Clã de Santiago de Compostela,

Não esquecer que dia 4 de Janeiro (Sexta-Feira), irá haver às 21:30 na Sede de Província, o segundo Conselho da Selva de 2007/2008.

A ordem de trabalhos é a seguinte:

- Situação das Alcateias e Clareiras em relação ao 1.º Trimestre de 2007/2008;
- Balanço e situação actual das chefias das Alcateias e Clareiras;
- Plano de actividades para o 2.º Trimestre (caderno “A Alcateia em caça”, devidamente preparado para o 2.º Trimestre e aprovado pelo Chefe de Grupo);
- Apresentação do projecto do Campo de Verão (conforme formulário existente no caderno “A Alcateia em caça”);
- Outros assuntos, dúvidas e perguntas que queiram apresentar.


Do nosso melhor!

Vítor Almeida, RP
Comissário Nacional Lobitista
938118717 - ramoamarelo@gmail.com