quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Reflexões pessoais...

O Caminho
O Caminho é a interligação perfeita que existe entre um Caminheiro e Deus. A nossa própria vida deve ser para todo o Caminheiro um exemplo concreto do Caminho, do nosso Caminho pessoal e comunitário de encontro à Salvação e à Vida Eterna em Deus Pai. Por vezes, associamos o termo “Caminho” a uma peregrinação ou percurso em especial, e nem nos apercebemos que não é somente nessas alturas que nós buscamos atingir uma meta, pedindo a Deus nas nossas orações forças para a alcançar. Cada momento da nossa vida é mais um passo que damos no nosso Caminho, de entrega e serviço a Deus. Para mim, Caminho é a Vida e o Viver em Deus.

O Serviço
O serviço é a vontade que cada um de nós tem de ser um membro activo na sua comunidade paroquial, na sua família, na vida civil e para com a sociedade em geral. Não é o realizar algo em troca de fama, glória, ou de qualquer contribuição monetária, mas sim o intuito de, junto daqueles que o necessitam, auxiliá-los de modo a que sejam capazes de voltar a caminhar por si próprios. Cristo não veio para ser servido, mas sim par servir. Possivelmente, quando formos capazes de olhar para este facto com um coração humilde, sejamos capazes de compreender verdadeiramente o que é o serviço.

Deus no dia-a-dia
No meu dia-a-dia, Deus ocupa o 1.º lugar das minhas preocupações. Tento ao máximo manter um diálogo constante com Deus ao longo do dia, ter o meu pensamento permanentemente n’Ele, para que as minhas acções sejam de acordo com os seus desígnios. A fim de fortalecer o dom da Fé que Deus me deu, tento sempre que possível relacionar-me com pessoas que andem desviadas (umas mais que outras), dos caminhos do Senhor, de modo a que possa transmitir-lhes esta presença de Deus em todos os momentos da nossa vida, pedindo sempre a Deus forças e fé para que as minhas palavras não caiam em saco roto, e as minhas acções sejam símbolo da imagem e presença de Deus.

A Santa Missa
A Santa Missa é bastante importante para mim, pois é nela que tenho a enorme oportunidade de receber o Deus que tanto amo dentro de mim, na forma do Seu Sagrado Corpo e Sangue. Na Santa Missa renovo o meu espírito, recarrego as baterias por assim dizer… Para mim, é algo de imensamente belo, é uma festa, uma enorme alegria poder participar na Santa Missa, reunido junto de meus irmãos que a partilham comigo, que a vivem comigo. É um momento em que a comunidade reunida pára para o mundo exterior, em que se reúne com Cristo diante do Seu altar, para com Ele nos alegrarmos na felicidade da Ressurreição.

A Igreja
A Igreja somos todos nós, o conjunto de todos os filhos de Deus. A Igreja serve para recordar que Deus não é um deus de indivíduos solitários, mas sim o Deus de toda a comunidade. O cristão não é aquele que procura afastar-se dos outros, mas sim aquele que busca a sua felicidade e a felicidade dos outros no seio de uma comunidade. A união faz a força, e só em Igreja podemos conduzir a nossa vida segundo os desígnios de Deus, afastados o máximo possível do caminho da Tentação e do Pecado.


Vítor Almeida, RS
Caminheiro-Escuteiro do Clã de Santiago de Compostela

1 comentário:

Luis Portugal disse...

Olá
Agradecia, se por favor, me podia dar mais informações acerca do caminho de Santiago. Este ano e mais propriamente em Agosto desejava lá ir a pé em companhia da esposa. Conheço bem o local mas não a pé desde Viana do Castelo.
Fazemos isso por devoção e também pelo prazer da natureza.
Caso pretenda responder o que antecipadamente agradeço, aqui deixo o meu endereço:
fer-vi@hotmail.com