Este ano a peregrinação contou com a presença constante de chuva e ventos frios, condições climatéricas que têm a tendência de baixar a moral, mas como o escuteiro sorri e canta nas dificuldades, continuámos em frente sem nunca perder de vista o nosso objectivo desta peregrinação: sairmos de nossa casa, sairmos de nós mesmos, dos nossos comodismos, e entregarmo-nos sem receios à protecção da Virgem Maria que acompanhou cada um dos nossos passos.
A peregrinação teve início na manhã de 28 de Março (Sábado), onde após a oração das Laudes e o pequeno-almoço começámos a nossa caminhada até à Ermida de San Ginés onde celebrámos a Eucaristia. Depois retomámos o caminho, sempre debaixo de chuva, até que parámos para almoçar num pequeno túnel, onde se abrigaram para almoçar todas as restantes equipas que caminhavam connosco.
Após o almoço, segunda etapa da caminhada (e a mais difícil, diga-se...), a subida contínua pelo antigo caminho dos peregrinos até ao Santuário, sempre por trilhos bastante estreitos e rochosos, mas que no final da mesma somos assolados por uma calmaria ao vermos diante de nós o nosso objectivo.
Chegados ao Santuário realizámos aí a nossa Hora Caminho, prestámos a nossa devoção à Virgem Maria, e depois deslocámo-nos para o local de campo onde passaríamos a noite.
E esta noite foi deveras especial, pois presenciámos diversos acontecimentos:
- Uma velada tipicamente escutista, a fim de acolher novos Caminheiros de um grupo que se encontra em desenvolvimento na zona de Castellón;
- De seguida a Velada de Promessa desses mesmos Caminheiros;
- Para terminar, a Partida de Caminheiro de Joaquim Jiménez, tesoureiro nacional da Associação Espanhola.
Na manhã seguinte (Domingo, dia 29 de Março), celebrámos a Eucaristia no Santuário e depois presenciámos a Promessa dos 4 novos Caminheiros da zona de Castellón.
Após isto, iniciaram-se as despedidas, o grito Ad Mariam, e regressámos a Portugal, permanecendo o desejo de futuras actividades em comunhão com outros nossos irmãos Caminheiros.
Vítor Almeida, RS
Caminheiro-Escuteiro do Clã de Santiago de Compostela
Sem comentários:
Enviar um comentário