quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Mensagem de Natal do Chefe de Clã

Caros irmãos de caminho,

O Natal está cada vez mais perto e para nós, cristãos, tem um significado especial. Nos tempos que vamos vivendo cada vez são menos os valores e atenção dada à família. Geralmente as pessoas associam o Natal e o encontro ou reencontro da família para a tradicional consoada e a troca de prendas. O pinheirinho deve estar bem decorado e reluzente e o Presépio por vezes é colocado num canto onde não perturbe o normal funcionamento das festividades. Para nós o Presépio deve ser o aspecto fulcral desta quadra, pois representa não só o nascimento de Cristo Menino mas também a Sagrada Família. E é para esta enorme família a que tenho a honra e prazer de pertencer que envio os meus mais sentidos votos de um Santo e feliz Natal, que seja passado entre os vossos entes mais queridos em paz e harmonia e que o novo ano nos traga o que todos esperamos. Trabalho, saúde, paz e acima de tudo a Luz que tanto precisamos para que nos indique o Caminho para a Fé.

São os votos de toda a família Duarte.


Manuel Filipe Duarte, RS
Chefe do Clã de Santiago de Compostela

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Os escuteiros unem-se à JMJ

1.200 jovens Guias e Escuteiros da Europa participarão como voluntários.

Madrid, 6 de Dezembro de 2010 – os escuteiros estão a preparar-se há meses para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Madrid. Para além da JMJ ser a ocasião para que milhares deles viajem para Espanha em Agosto de 2011, eles também farão parte da organização ao contribuir com 1.200 jovens para o grupo de voluntários da organização.

A participação destes jovens é o fruto do acordo entre a organização da JMJ e a União Internacional de Guias e Escuteiros da Europa. É a primeira vez que a Jornada Mundial da Juventude assina um acordo com esta associação para que os seus membros colaborem na organização.

Durante os dias da JMJ, os jovens voluntários escuteiros ajudarão nas funções de gestão e alojamento dos peregrinos, nos lugares preparados para o seu acolhimento e nos actos principais. Estes escuteiros, que virão de 17 países de todo o mundo, trabalharão em grupos de seis pessoas.

A União Internacional de Guias e Escuteiros da Europa é a agregação de 17 associações nacionais de escuteiros formada por 55.000 jovens católicos repartidos por toda a Europa, desde a Rússia, República Checa, Ucrânia à França, Itália e Espanha. Este movimento católico foi reconhecido em 19 de Setembro de 2008 como associação privada de fiéis pela Santa Sé e pela Conferência Episcopal Espanhola.

Não é só para voluntários
Os escuteiros que não sejam voluntários também poderão desfrutar da experiência da JMJ a partir do espírito e unidade que tanto caracteriza este movimento. Nos dias anteriores, de 11 a 15 de Agosto, os escuteiros que participem no programa dos Dias nas Dioceses, como preparação para a JMJ, terão a possibilidade de alojar-se em distintas dioceses de Espanha para estar em contacto com os escuteiros locais e de outros países. Durante esses dias, promover-se-á a oração, a solidariedade e descobrirão as raízes cristãs da cultura espanhola através de actividades relacionadas com a história, o desporto, a arte e a gastronomia.

“Solidariedade e caridade fraterna”
O próprio João Paulo II enviou uma mensagem a estes jovens em 1994 afirmando que os escuteiros estão chamados a “participar, com todo o ardor da juventude, na construção da Europa e dos povos, para que se construa uma sociedade fundada na solidariedade e na caridade fraterna”. Estes são os fundamentos dos princípios dos Guias e Escuteiros da Europa.

Contudo, não se encontra neles somente o espírito da Igreja: os Guias e Escuteiros da Europa estão comprometidos com um estilo de vida baseado na formação do carácter, a saúde, a habilidade natural, o serviço e o sentido de Deus. Como afirma o responsável de guias e escuteiros da Europa em Espanha, Juan Pedro Sánchez-Horneros: “São uma ferramenta da pastoral para as igrejas, um motor de educação na fé dos seus membros e, como tal, um canteiro de vocações para a liderança, a vida social e a vocação pessoal, tanto religiosa como laical”. Por outro lado, sacerdotes e religiosos animam a caminhada dos grupos e as actividades levadas a cabo nas paróquias.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Vézelay 2010 - relato de mais uma aventura

Pois é! Mais um ano escutista que está ainda no início, mais aventuras para percorrer, mais emoção para sentir, mais DEUS dentro de nós.

Uma dessas aventuras anuais é a peregrinação a Vézelay, uma actividade da e para a associação francesa, mas aberta a todas as outras associações, pois somos uma fraternidade europeia, com a mesma lei e as mesmas regras.

Este ano, um grupo de 4 caminheiros abraçaram este desafio, uns pela primeira vez, outros pela vontade de repetir uma experiência tão rica e tão próxima do Senhor como é esta, e ainda outros porque já é hábito participarem e sentem falta quando não estão presentes um ano que seja. Para o Vítor foi a sua 4.ª participação, para mim e para o Tiago foi a nossa 2ª participação e o Vasco foi o caloiro do ano.

Fomos pela aventura, mas principalmente porque somos caminheiros e pronunciámos uma promessa há alguns anos atrás. E a aventura começou logo no dia da viagem até França pois para chegar à casa onde iriamos ficar a primeira noite, em Rambouillet, na véspera de começar a actividade, tivemos de usar quase todos os transportes que existem. Avião, carro, comboio e no dia seguinte, autocarro.

Existem vários troços na peregrinação, mas nas duas vezes que fui, ficámos no troço de São Luís.

No primeiro dia de caminhada fomos com caminheiros da associação espanhola e esta iniciou-se com uma eucaristia em Pouque-Lormes. No primeiro dia estavam previstos 7 Km até Lormes onde iríamos pernoitar. Montámos o bivaque à chegada, preparámos o jantar e depois de alguns momentos de convívio e oração, fomos dormir.

No segundo dia, Sábado, acordámos bem cedo e com a bênção do Senhor. Chovia mas foi por pouco tempo. Depois do pequeno-almoço, tivemos a nossa eucaristia diária com os caminheiros da associação espanhola, e iniciámos a caminhada que seria de 15 Km até Chateu-Vauban, a Sul de Bazoches, desta vez sozinhos. Almoçámos pelo caminho, fizemos a nossa Hora Caminho, fomos encontrando alguns pilotos da associação francesa bem como alguns RS. Chegámos, montámos a tenda, lanchámos e preparámos tudo para fazermos algo que não costumamos fazer. Uma fogueira! Sim fizemos e ficou muito bem. Participámos na velada juntamente com os franceses e espanhóis e fomos dormir. Nesta noite choveu imenso e quem dormiu nas laterais da tenda ficou molhado. Nada de grave.

No terceiro dia, Domingo, eucaristia com as duas Associações e início de caminhada de cerca de 13 Km, mais uma vez sozinhos, até La Maladrerie, o local onde todos os troços se encontram. Como de costume, almoçámos pelo caminho e fizemos a nossa Hora Caminho. Chegámos, montámos o bivaque e esperámos até todos chegarem. Houve um hastear, e algum tempo livre para, por exemplo, podermos ir ao Carrick fazer algumas compras. É de referir que o nosso Comissário Nacional Lobitista, Vítor Almeida, recebeu nesta tarde o seu lenço amarelo de SEEONEE, o último grau de Ramo Amarelo, entregue pela Comissária Nacional Lobitista francesa, Clarisse Voutier. Em La Maladrerie vê-se o espírito que deve haver entre e dentro de cada clã e província. À noite deslocámo-nos até à Basílica de Santa Maria Madalena em Vézelay para uma noite de oração e confissões. Enquanto estamos à porta da Basílica para entrar, temos um momento de cânticos. Depois abrem-se as portas após uma cerimónia com novos RS. A basílica é enorme e a sensação ao entrar é do outro mundo, seja pela dimensão, seja pelo espectacular coro que temos, seja pelo momento da entrada da Custódia com o Santíssimo exposto. Depois de tudo isto findar voltamos a La Maladrerie para o nosso chocolate quente da praxe.

No último dia voltamos à basílica para a missa e no fim, após a cerimónia de despedida e dos respectivos discursos, regressamos ao autocarro para casa. Desta vez ficámos em Versailles. No dia seguinte regressámos de avião.

Para finalizar quero deixar um apelo a que todos participem pelo menos uma vez nesta actividade. É uma vivência que por muito que se escreva nunca chega e nunca descreve o que se vive. Quero também agradecer às famílias do Vincent, um Comissário de Distrito Francês e do Benoit, Chefe de Grupo em Versailles, que nos acolheram e proporcionaram mais uma experiência bastante rica.


Abraça também este desafio. VALE A PENA!

João Caracol, EP
Chefe da 1.ª Tribo de São Pedro de Caneças






quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Vézelay 2010 - Mensagem do Chefe de Clã

Caros irmãos de Caminho,

Mais um ano, alguns elementos nosso Clã de Santiago de Compostela juntam-se neste grande encontro de Clãs de toda a união. Espero que consigam atingir os objectivos a que se propõe e sigam sempre em direcção ao tema do nosso ano Escutista, "os dons do Espírito Santo" e que este vos ilumine e vos traga em segurança aos vossos lares.


Boa actividade e bom regresso são os votos do vosso chefe de Clã.

Manuel Filipe Duarte, RS
Chefe do Clã de Santiago de Compostela


 

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Cerimónia de Abertura do Ano Escutista - Província da Estremadura

Caros Elementos,

Serve a presente para informar-vos que a Província da Estremadura, da nossa Associação, vai iniciar mais um ano de actividades escutistas.

Vamos então reunirmo-nos todos na Casa das Irmãs Doroteias do Linhó, em Sintra, no próximo dia 2 de Outubro, pelas 09:00, e todos juntos iniciarmos mais um ano de aventuras neste nosso grande ideal.

Este encontro destina-se a todos os lobitos, escuteiros e caminheiros, a todas as lobitas, guias e guias-mais-velhas, bem como aos pais, familiares e amigos.

Peço a todos os participantes que levem o tradicional almoço para partilhar.

Esta actividade terá um valor de participação de 2 € por pessoa.

Local da actividade:
Casa de N. Sra. da Conceição
Estrada Nacional 9
Quinta da Fonte – Linhó
2710-330 SINTRA


Com um abraço em Cristo me despeço,

Manuel Filipe Duarte, RS
Comissário da Província da Estremadura

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Foto-Reportagem - Quinta das Tílias (Venda Seca, Belas) - 18-09-2010
















Reunião Geral de Ramo Vermelho da Província da Estremadura

Caros Chefes e Caminheiros,

Venho por este meio convocar todo o Ramo Vermelho da Província da Estremadura, para uma reunião geral, no próximo dia 25 de Setembro, às 15:00, na nossa Sede de Província.

Realço a máxima importância que esta reunião tem, pois servirá para definirmos todos os pontos necessários para iniciarmos correctamente mais um ano de actividades, e só com a presença de todos conseguiremos definir de uma forma concisa todas as questões relevantes ao bom funcionamento da nossa Província.

Tenhamos consciência do compromisso que assumimos no dia da nossa Promessa, tenhamos consciência do compromisso que assumimos enquanto Chefes, tenhamos consciência do compromisso que assumimos com Deus, e tenhamos sempre presente em nós a Lei e os Princípios que regem o Movimento e a nossa vida.

Somente com o nosso esforço e a nossa união poderemos alcançar os objectivos desejados, pelo que a falta de comparência de qualquer um de vós será sentida.

A comparência a esta reunião é obrigatoriamente de uniforme, de acordo com o Cerimonial e com a função.

Ordem de trabalhos:
- Equipa de Província (administrativa e pedagógica);
- Quotas e seguro;
- Chefias dos Grupos e Unidades;
- Calendário de actividades;
- Acampamentos (autorizações e trâmites legais);
- Cerimónia de abertura do ano escutista;
- Investiduras de Chefes;
- Outros assuntos de relevância.


Com um abraço em Cristo me despeço,

Manuel Filipe Duarte, RS
Comissário da Província da Estremadura

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

LAPA 2010

Caros Caminheiros,

Estamos prestes a iniciar mais um ano escutista, e como é de nossa tradição, vamos todos peregrinar mais uma vez até ao Santuário de Nossa Senhora da Lapa, para que aos pés da Virgem a quem consagrámos o nosso Movimento em Portugal, possamos reforçar as nossas energias e vontades, e assim continuarmos nesta nossa bela missão de educação junto das crianças e dos jovens.

Este ano, não esqueçamos também o foco que serão as Jornadas Mundiais da Juventude, em Madrid, no mês de Agosto de 2011.

Lapa 2010 - Informações:
- Data: 18 e 19 de Setembro;
- Ponto de encontro: Santuário de Nossa Senhora da Lapa (Sernancelhe), às 10:00 de dia 18 de Setembro;
- Todos os participantes devem levar almoço frio para Sábado;
- Custo de participação: 25 € (inscrição + transporte + refeições.).

As inscrições encontram-se abertas. Confirmem-me a vossa presença o quanto antes. Obrigado.


Abraço em Cristo

Vítor Almeida, RS
Comissário Nacional Lobitista

quinta-feira, 6 de maio de 2010

PAPA BENTO XVI EM PORTUGAL

Caros Chefes e Caminheiros...

Como pensamos ser do vosso conhecimento, o nosso Santo Padre, o Papa Bento XVI, irá honrar o nosso país com a sua visita nos dias 11 a 14 de Maio.

Tal acontecimento não pode de forma alguma passar-nos despercebido, pois como Escuteiros da Europa temos o dever de o receber convenientemente.

Para tal, proponho-vos o seguinte programa:
- Dia 11 de Maio irá haver uma Santa Eucaristia em Lisboa, no Terreiro do Paço, às 18:15, presidida pelo Papa Bento XVI.
- Dias 12 e 13 de Maio, o Papa Bento XVI irá estar presente nas celebrações de Fátima, pelo que devemos todos fazer o esforço para nos unirmos a ele neste encontro.

A participação neste encontro em Fátima destina-se a todo o Ramo Vermelho da AGEEP, havendo a possibilidade de estarem presentes elementos do Ramo Verde, desde que o respectivo Chefe de Tribo esteja com eles presente e se responsabilize por eles durante todo o encontro.

Fazemos a chamada de atenção para o grande aglomerado de pessoas que existirá em Fátima durante estes dias. Iremos ter local onde montar tendas para dormir, mas cada Caminheiro é responsável por toda a sua logística pessoal (deslocação, alimentação, etc.), bem como os Chefes de Tribo que devem garantir a logística dos seus elementos que decidirem levar a este encontro.

O local onde vamos ficar é na Casa de São José, que fica situada na Rua de Sao José, perto do Santuário de Fátima.


Com Cristo e Maria no coração,

António Almeida, RS
Comissário Geral Escutista

sexta-feira, 5 de março de 2010

SANTIAGO 2010

Caros irmãos de Caminho,

Neste ano escutista em que trabalhamos o tema “Eu creio e professo”, desafio-vos a todos a participarem no caminho “SANTIAGO 2010”.

Esta actividade tão própria da nossa vida de Clã, que já conta com uma vasta história de realizações impele ao mais puro sentido daquilo que nós, Caminheiros da Europa, desejamos professar no quotidiano da nossa vida.

O desafio está lançado, conto com a vossa companhia, seguro de que juntos trilharemos os Caminhos de Santiago até um dos mais importantes pontos de peregrinação da igreja cristã.

Partida: 26 de Março à noite.
Chegada: 30 de Março à tarde.


Com Cristo e Maria no coração,

Manuel Filipe Duarte, RS
Chefe do Clã de Santiago de Compostela

Caminheiros da Europa, SURGITE EAMUS

Caros irmãos de Caminho,

Dirijo-me hoje a vós para vos pedir um pouco do vosso tempo, a fim de vos poder falar de um assunto importante a todos nós, que é a nossa formação e crescimento pessoal enquanto irmãos mais velhos de todos os Lobitos, Lobitas, Guias e Escuteiros.

Tempos passaram em que tínhamos constantemente um Chefe atrás de nós a dizer-nos o que fazer, quando fazer e como fazer. Tínhamos ali, para o que necessitássemos, um irmão mais velho que nos ajudou a crescer, que nos ensinou a sermos boas Guias e bons Escuteiros.

Agora, somos nós que carregamos essa responsabilidade, é o ciclo natural do nosso crescimento dentro deste belo ideal que professamos. Mas, para que o possamos de facto levar com justiça e rectidão, não podemos descurar a continuidade da nossa própria formação, formação essa que depende inteiramente de nós e de quanto estamos dispostos a entregar-nos, a fim de garantirmos a todos os nossos irmãos mais novos que demos do nosso melhor.

Todos os planos de actividade que são dedicados a nós enquanto Caminheiros são preparados com amor e carinho para que possamos aprender a construir o nosso próprio caminho, pois já passou o tempo em que éramos apelidados de "crianças" e "adolescentes". Atingimos a idade adulta, que é uma altura que nos assusta a todos, pelo menos a mim assusta-me ainda hoje, e acreditem que por vezes tenho a mesma vontade que todos temos de voltar a ser criança, quando tudo era tão mais fácil.

De todas as vezes que estou convosco, e que são bem menos daquelas que gostaria de estar, incito-vos a não temerem esse crescimento, a darem o passo em frente e perceberem que a nossa vida não é mais do que as decisões que fazemos dela, é um conjunto de "sins" e de "nãos" seguros que damos, mas que sejam verdadeiros "sins" e verdadeiros "nãos", e não modernices como o "talvez" e o "acho que sim".

Peço-vos também que não se esqueçam que de todas as vezes que dedicam um pouco do vosso tempo à vossa formação e crescimento pessoal, que não o estão a fazer para que eu ou qualquer outro vosso chefe fique feliz e de peito inchado com estatísticas e percentagens de comparências, mas que estão sim a garantir que os vossos irmãos mais novos terão uma verdadeira e pura oportunidade de crescer no nosso belo Movimento, que vocês estão a garantir os verdadeiros homens do amanhã.

Bem, se já chegaram até este ponto do texto, peço ainda que neste tempo da Quaresma em que nos encontramos procurem preparar correctamente o vosso coração, que compreendendo o tempo de retiro que Jesus tirou no deserto sejam capazes de se prepararem para a Páscoa que se aproxima, para que esta Páscoa seja para nós uma verdadeira passagem para uma vida melhor, mais ligada a Cristo, Ele que se afastou para o deserto para se encontrar a si próprio.

Saibamos ver n'Ele, em sua adorada Mãe e em todos os Santos, verdadeiros exemplos de entrega e amor.


Abraço em Cristo,

Vítor Almeida, RS
Caminheiro-Escuteiro do Clã de Santiago de Compostela

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Encontro de Clã - Sexta-Feira, 19 de Fevereiro

Caros irmãos de Caminho,

Tal como combinado no nosso último encontro, vamos ter a nossa próxima reunião já na próxima Sexta-Feira, dia 19 de Fevereiro, às 22:00, na Sede de Província.

Não esquecer os respectivos cadernos de Caminho, e também não esquecer que em encontros de Clã o uniforme é de lenço castanho.


Abraço em Cristo

Manuel Filipe Duarte, RS
Chefe do Clã de Santiago de Compostela

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Encontro de Clã - Sábado, 30 de Janeiro

Caros irmãos de Caminho,

Tal como combinado no nosso último encontro, vamos ter a nossa próxima reunião já no próximo Sábado, dia 30 de Janeiro, às 21:00, na casa do Nuno Helder.

Não esquecer os respectivos cadernos de Caminho, e também não esquecer que em encontros de Clã o uniforme é de lenço castanho.


Abraço em Cristo

Manuel Filipe Duarte, RS
Chefe do Clã de Santiago de Compostela