sexta-feira, 5 de março de 2010

Caminheiros da Europa, SURGITE EAMUS

Caros irmãos de Caminho,

Dirijo-me hoje a vós para vos pedir um pouco do vosso tempo, a fim de vos poder falar de um assunto importante a todos nós, que é a nossa formação e crescimento pessoal enquanto irmãos mais velhos de todos os Lobitos, Lobitas, Guias e Escuteiros.

Tempos passaram em que tínhamos constantemente um Chefe atrás de nós a dizer-nos o que fazer, quando fazer e como fazer. Tínhamos ali, para o que necessitássemos, um irmão mais velho que nos ajudou a crescer, que nos ensinou a sermos boas Guias e bons Escuteiros.

Agora, somos nós que carregamos essa responsabilidade, é o ciclo natural do nosso crescimento dentro deste belo ideal que professamos. Mas, para que o possamos de facto levar com justiça e rectidão, não podemos descurar a continuidade da nossa própria formação, formação essa que depende inteiramente de nós e de quanto estamos dispostos a entregar-nos, a fim de garantirmos a todos os nossos irmãos mais novos que demos do nosso melhor.

Todos os planos de actividade que são dedicados a nós enquanto Caminheiros são preparados com amor e carinho para que possamos aprender a construir o nosso próprio caminho, pois já passou o tempo em que éramos apelidados de "crianças" e "adolescentes". Atingimos a idade adulta, que é uma altura que nos assusta a todos, pelo menos a mim assusta-me ainda hoje, e acreditem que por vezes tenho a mesma vontade que todos temos de voltar a ser criança, quando tudo era tão mais fácil.

De todas as vezes que estou convosco, e que são bem menos daquelas que gostaria de estar, incito-vos a não temerem esse crescimento, a darem o passo em frente e perceberem que a nossa vida não é mais do que as decisões que fazemos dela, é um conjunto de "sins" e de "nãos" seguros que damos, mas que sejam verdadeiros "sins" e verdadeiros "nãos", e não modernices como o "talvez" e o "acho que sim".

Peço-vos também que não se esqueçam que de todas as vezes que dedicam um pouco do vosso tempo à vossa formação e crescimento pessoal, que não o estão a fazer para que eu ou qualquer outro vosso chefe fique feliz e de peito inchado com estatísticas e percentagens de comparências, mas que estão sim a garantir que os vossos irmãos mais novos terão uma verdadeira e pura oportunidade de crescer no nosso belo Movimento, que vocês estão a garantir os verdadeiros homens do amanhã.

Bem, se já chegaram até este ponto do texto, peço ainda que neste tempo da Quaresma em que nos encontramos procurem preparar correctamente o vosso coração, que compreendendo o tempo de retiro que Jesus tirou no deserto sejam capazes de se prepararem para a Páscoa que se aproxima, para que esta Páscoa seja para nós uma verdadeira passagem para uma vida melhor, mais ligada a Cristo, Ele que se afastou para o deserto para se encontrar a si próprio.

Saibamos ver n'Ele, em sua adorada Mãe e em todos os Santos, verdadeiros exemplos de entrega e amor.


Abraço em Cristo,

Vítor Almeida, RS
Caminheiro-Escuteiro do Clã de Santiago de Compostela

Sem comentários: