terça-feira, 15 de março de 2011

Uma nova etapa no Escutismo Europeu em Portugal

Caros irmãos em Cristo,

Decorreram no passado dia 13 de Março, em Coimbra, as eleições dos orgãos sociais da Associação das Guias e Escuteiros da Europa - Portugal, onde a única lista candidata foi aprovada com 96,7 % de votos favoráveis, elegendo-me assim como o novo Comissário Geral do nosso movimento.

Desde já agradeço todo o apoio que recebi e tenho recebido da vossa parte, e conto com a vossa oração, para que Cristo me ilumine neste novo caminho que Ele me indicou. É de facto uma nova era, em que membros jovens deste grande movimento assumirão cargos de importância na direcção nacional da associação, contando sempre com o conselho e apoio daqueles que nos antecederam e nos abriram as portas a tão belo modo de vida que é o Escutismo Europeu.

Mais do que um modo de vida, o Escutismo Europeu é uma fonte de vocações, sejam elas sacerdotais, religiosas ou laicas, pois este movimento já contribuiu para a formação íntegra e plena de sacerdotes, religiosos e religiosas consagrados, pais e mães de família e laicos em missão por esse mundo fora.

Não tenhamos dúvidas que somos a linha da frente dos que combatem a decadência social em nome de Jesus Cristo, em nome da Verdade do Evangelho, nossa Luz e nosso Guia. A nossa missão é contribuir com a formação plena dos jovens que nos são confiados, garantir o seu desenvolvimento físico, psicológico e espiritual, pois só quando nos sentimos como um todo pertencente a Cristo poderemos realizar belas obras de Fé, Esperança e Caridade. É um "encargo de almas", como nos diz o texto da Investidura de Chefe.

Este será sem dúvida um grande desafio para mim, e para a futura Equipa Nacional que me auxiliará nesta missão. Também eles contarão e confiarão na vossa ajuda, na vossa dedicação e no vosso empenho em levar cada vez mais longe este nosso belo ideal.

A nossa "pequena associação", como muitas vezes a designamos, tem todos os talentos para poder crescer e fortalecer a sua posição junto da juventude portuguesa e europeia. Basta que nós próprios, aqueles que no dia da sua Promessa prometeram estar dispostos a servir para sempre, estejam dispostos a cumprir precisamente com aquilo que prometeram: servir com todas as suas forças Deus, a Igreja, a Pátria e a Europa, a ajudar o próximo em todas as circunstância, e a observar a Lei do Escuteiro.

Claro que nem sempre é uma tarefa fácil, por vezes achamos que não reunimos as condições necessárias para seguirmos o caminho que Cristo nos indica, mas devemos ter fé que Ele nunca nos pede nada que não tenhamos forças para carregar até ao fim. Se confiarmos e nos entregarmos a Ele, veremos como tudo se torna mais fácil.

Caros Pilotos e Caminheiros, desejo-vos grandes e frutuosos caminhos, e que o vosso Clã seja para vós símbolo de união em Cristo e em Maria, e que a dedicação e amor pela educação dos jovens seja para vós fonte de água fresca nas horas mais difíceis.



Semper parati,

Vítor Almeida, RS
Comissário Geral

Sem comentários: